sábado, 12 de maio de 2007

Sistema Nervoso Periférico Autonomo (SNPA)

*Esquema do sistema nervoso periférico parassimpático e simpático.
O Sistema Nervoso Periférico Autônomo tem por função regular o ambiente interno do corpo, controlando a atividade dos sistemas digestório, cardiovascular, excretor e endócrino. Ele contém fibras nervosas que conduzem impulsos do sistema nervoso central aos músculos lisos das vísceras e à musculatura do coração. Um nervo motor do SNP Autônomo difere de um nervo motor do SNP Somático pelo fato de conter dois tipos de neurônios, um neurônio pré-ganglionar e outro pós-ganglionar. O sistema nervoso autônomo compõe-se de três partes:
*Dois ramos nervosos situados ao lado da coluna vertebral. Esses ramos são formados por pequenas dilatações denominadas gânglios, num total de 23 pares.
*Um conjunto de nervos que liga os gânglios nervosos aos diversos órgãos de nutrição, como o estômago, o coração e os pulmões.
*Um conjunto de nervos comunicantes que ligam os gânglios aos nervos raquidianos, fazendo com que os sistema autônomo não seja totalmente independente do sistema nervoso cefalorraquidiano. O Sistema Nervoso Autônomo divide-se em: SN Simpático e SN Parassimpático. O SNPA Simpático, estimula ações que mobilizam energia, permitindo ao organismo responder a situações de estresse. O SNPA Parassimpático estimula principalmente atividades relaxantes, como as reduções do ritmo cardíaco e da pressão arterial. Uma das principais diferenças entre os nervos simpáticos e parassimpáticos é que as fibras pós-ganglionares dos dois sistemas normalmente secretam diferentes hormônios.

A imagen adicionada ao conteúdo pertence ao respectivo endereço: http://www.afh.bio.br/nervoso/nervoso4.asp

Nenhum comentário: