sexta-feira, 18 de maio de 2007

Sinapse

*Esquema de uma sinapse.
"A-Neurônio transmissor. B-Neurônio receptor.
1-Mitocôndria. 2-Péptido. 3-Junção comunicante."
A Sinapse é ponto onde as extremidades dos neurônios se encontram, elas ocorrem quando há o contato das terminações nervosas, os axônios com os dendritos. É uma região altamente especializada, onde ocorre a transferencia de informações(impulso elétrico) de uma célula para outra atravéz de neurotransmissores. Onde há bainha de mielina não tem despolarização, pois ela é um isolante elétrico.
Tipos de sinapses:
--> axodendritica- axônio/ dendrito.
--> axossomática- axônio/ corpo celular.
--> axoaxônica- axônio/ axônio.

A imagem adicionada ao conteúdo pertence ao respectivo endereço: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sinapse_(neurónio).

domingo, 13 de maio de 2007

Plexos Nervosos

O Plexo Nervoso, é uma rede de nervos cruzados entre si, são parecidos com uma caixa de destribuição elétrica em uma casa.
O nosso corpo possui quatro(4) plexos nervosos no tronco. São eles:
*Plexo braquial, leva as ligações nervosas ao peito, ao ombro, ao braço, ao antebraço e à mão.
*Plexo lombar, leva as ligações nervosas às costas, ao abdómen, à virilha, à coxa, ao joelho e à perna.
*Plexo cervical, leva as ligações nervosas à cabeça, ao pescoço e ao ombro.
*Plexo sagrado, leva as ligações nervosas à pelve, às nádegas, aos órgãos sexuais, à coxa, à perna e ao pé. Os nervos intercostais estão localizados entre as costelas.

A imagen adicionada ao conteúdo pertence ao respectivo endereço: http://www.manualmerck.net/?url=/artigos/%3Fid%3D96%26cn%3D899

Tecido Nervoso

*Foto de uma lâmina em corte transversal da medula espinhal-tecido nervoso.(foto 1)

*Esquema de um neurônio e suas respectivas partes. (foto 2)

*Esquema de uma Célula da Glia(neuroglia). (foto 3)

O Tecido Nervoso(foto 1), é sensível a vários tipos de estímulos que se originam de fora ou do interior do organismo, ele é distribuído pelo organismo e interliga-se formando uma complexa rede de comunicações que constituem o Sistema Nervoso. Este é dividido em:
*Sistema Nervoso Central: formado pelo encéfalo e medula espinhal.
*Sistema Nervoso Periférico: formado pelos nervos e gânglios nervosos.
O tecido nervoso é um dos tecidos mais especializados do organismo animal. Ele é constituído por dois componentes principais: Neurônios(foto 2), possuem longos prolongamentos que têm a capacidade de responder a estímulos -impulso nervoso. Componentes dos neurônios: Dendritos(função de receber os estímulos), Corpo celular(é o centro trófico da célula, também capaz de receber estímulos), Axônio(prolongamento único, função em conduzir os impulsos que transmitem informações do neurônio para outras células->nervosas, musculares, glandulares). Neuroglia ou Células da Glia(foto 3): sustentam os neurônios e participam da nutrição, reprodução e defesa do tecido nervoso.

As imagens adicionadas ao conteúdo pertence aos respectivos endereços:

sábado, 12 de maio de 2007

Nervos Cranianos

*Esquema dos nervos cranianos.
Os nervos cranianos, possuem origem aparente no encéfalo(cérebro), são agrupados em doze(12) pares. São eles: I-Olfatório, percepção do olfato. II-Óptico, percepção visual. III-Oculomotor, controle da movimentação do globo ocular, da pupila e do cristalino. IV-Troclear, controle da movimentação do globo ocular. V-Trigêmio, controle dos movimentos da mastigação(ramo motor), percepções sensoriais da face, seios da face e dentes(ramo sensorial). VI-Abducente, controle da movimentação do globo ocular. VII-Facial, controle dos músculos faciais –mímica facial(ramo motor), percepção gustativa no terço anterior da língua(ramo sensorial). VIII-Vestíbulo-Coclear, percepção postural originária do labirinto(ramo vestibular), percepção auditiva(ramo coclear). IX-Glossofaríngeo, percepção gustativa no terço posterior da língua, percepções sensoriais da faringe, laringe e palato. X-Vago, percepções sensoriais da orelha, faringe, laringe, tórax e vísceras. Inervação das vísceras torácicas e abdominais. XI-Acessório, controle motor da faringe, laringe, palato, dos músculos esternoclidomastóideo e trapézio. XII-Hipoglosso, controle dos músculos da faringe, da laringe e da língua.

A imagen adicionada ao conteúdo pertence ao respectivo endereço: http://www.afh.bio.br/nervoso/nervoso4.asp

Sistema Nervoso Periférico Autonomo (SNPA)

*Esquema do sistema nervoso periférico parassimpático e simpático.
O Sistema Nervoso Periférico Autônomo tem por função regular o ambiente interno do corpo, controlando a atividade dos sistemas digestório, cardiovascular, excretor e endócrino. Ele contém fibras nervosas que conduzem impulsos do sistema nervoso central aos músculos lisos das vísceras e à musculatura do coração. Um nervo motor do SNP Autônomo difere de um nervo motor do SNP Somático pelo fato de conter dois tipos de neurônios, um neurônio pré-ganglionar e outro pós-ganglionar. O sistema nervoso autônomo compõe-se de três partes:
*Dois ramos nervosos situados ao lado da coluna vertebral. Esses ramos são formados por pequenas dilatações denominadas gânglios, num total de 23 pares.
*Um conjunto de nervos que liga os gânglios nervosos aos diversos órgãos de nutrição, como o estômago, o coração e os pulmões.
*Um conjunto de nervos comunicantes que ligam os gânglios aos nervos raquidianos, fazendo com que os sistema autônomo não seja totalmente independente do sistema nervoso cefalorraquidiano. O Sistema Nervoso Autônomo divide-se em: SN Simpático e SN Parassimpático. O SNPA Simpático, estimula ações que mobilizam energia, permitindo ao organismo responder a situações de estresse. O SNPA Parassimpático estimula principalmente atividades relaxantes, como as reduções do ritmo cardíaco e da pressão arterial. Uma das principais diferenças entre os nervos simpáticos e parassimpáticos é que as fibras pós-ganglionares dos dois sistemas normalmente secretam diferentes hormônios.

A imagen adicionada ao conteúdo pertence ao respectivo endereço: http://www.afh.bio.br/nervoso/nervoso4.asp

Sistema Nervoso Periférico Somático (SNPS)

O Sistema Nervoso Periférico Somático é constituído por fibras motoras que conduzem impulsos do sistema nervoso central aos músculos esqueléticos. O corpo celular de uma fibra motora do SNP Somático fica localizado dentro do SNC, e o axônio vai diretamente do encéfalo ou da medula até o órgão que inerva. O SNP Somático tem por função reagir a estímulos provenientes do ambiente externo, é responsável pelos movimentos musculares voluntários e pelas comunicações com o sistema nervoso central.

sábado, 5 de maio de 2007

Sistema Nervoso Periférico (SNP)

*Esquema da estrutura de um nervo.
O sistema nervoso periférico, é formado por nervos cranianos e nervos raquidianos, encarregados de fazer as ligações entre o sistema nervoso central e o corpo. É graças a este sistema que o cérebro e a medula espinhal recebem e enviam as informações permitindo-nos reagir às diferentes situações. As fibras nervosas são formadas pelos prolongamentos dos neurônios (dendritos ou axônios) e seus envoltórios. Vários feixes agrupados paralelamente formam um nervo. Os nervos que levam informações da periferia do corpo para o SNC, são os nervos sensoriais (nervos aferentes ou nervos sensitivos). Aqueles que transmitem impulsos do SNC para os músculos ou glândulas são os nervos motores ou eferentes.
Existem também os nervos mistos, formados por axônios de neurônios sensoriais e por neurônios motores. Em nosso corpo existe muitos nervos. Seu conjunto forma uma rede nervosa.
Nervos cranianos, 12 pares:
Nervo olfátorio, nervo óptico, nervo oculomotor, nervo troclear, nervo trigêmio, nervo abducente, nervo fácial, nervo vestibulococlear, nervo glossofaringeo, nervo vago, nervo acessório, nervo hipoglosso.
A imagen adicionada ao conteúdo pertence ao respectivo endereço: http://www.corpohumano.hpg.ig.com.br/sist_nervoso/s_n_periferico/sistema_nervoso_periferico.html

Medula Espinhal (SNC)

*Esquema mostrando a medula espinhal como ela é.
A Medula Espinhal, faz parte do SNC, situa-se no canal vertebral, desde a primeira vertebra na região do atlas até o nível da segunda vertebra lombar. A medula se mantem ligada a vários órgãos do corpo através de uma rede de nervos, ela recebe mensagens do cérebro e envia para o corpo, e também recebe mensagens do corpo e envia para o cérebro. Ela mede aproximadamente 40 cm de comprimento, e funciona como um centro nervoso de atos involuntários e veículo condutor de impulsos nervosos, possui também dois sistemas de neurônios: sistema descendente, que controla funções descendentes do musculo e regula pressão e temperatura, sistema ascendente, transporta sinais sensoriais das extremidades do corpo até a medula e depois para o cérebro.

A imagen adicionada ao conteúdo pertence ao respectivo endereço:
http://www.afh.bio.br/nervoso/nervoso4.asp

terça-feira, 1 de maio de 2007

Encéfalo (SNC)

*Esquema mostrando o encéfalo(cérebro) e suas respectivas partes.
O Sistema Nervoso Central(foto acima, em corte mediano), divide-se em encéfalo e medula. O Encéfalo(cérebro) humano, e de todos os outros vertebrados, apresentam três divisões: Prosencéfalo(divide-se em: telencéfalo e diencéfalo), Mesencéfalo e Rombencéfalo(divide-se em: metencéfalo e mielencéfalo). O encéfalo é protegido pela caixa craniana. No SNC, existem as chamadas substancias cinzenta e branca. A substancia cinzenta é formada pelos corpos dos neurônios e a branca, por seus prolongamentos. Com a exceção do bulbo e da medula, a substancia cinzenta ocorre mais externamente e a substancia branca, mais internamente. O SNC, ele recebe, analisa e integra informações. É o local onde ocorre a tomada de decisões e o envio de ordens.
O encéfalo possui outras divisões:
Bulbo, porção caudal do encefalo assemelha-se a um cone achatado.
Cerebelo, responsavel pelo equilibrio e o tonus muscular do animal.
Cerebro, nucleo de substância branca revestido por substância cinzenta.
E todo o conjunto do encéfalo é coberto por 3 meninges, a dura-mater, aracnoide e pia-mater.

A imagen adicionada ao conteúdo pertence ao respectivo endereço: http://www.guia.heu.nom.br/cerebro.htm

Divisão do Sistema Nervoso (SN)

*Esquema mostrando como o sistema nervoso é dividido.
O Sistema Nervoso(SN), é dividido em: Sistema Nervoso Central(SNC) e Sistema Nervoso Periférico. O SNC, se divide em: encéfalo e medula espinhal. O SNP, se divide em: SNP Somático e SNP Autonomo(que se divide em SNPA Simpático e SNPA Parassimpático).

A imagen adicionada ao conteúdo pertence ao respectivo endereço:
http://www.afh.bio.br/nervoso/nervoso3.asp

sábado, 28 de abril de 2007

Tipos Morfológicos-Células da Glia-

*Esquema mostrando alguns tipos de células da glia(neuróglia).
Os Oligodendrócitos(figura 1), são responsáveis pela formação da bainha de mielina dos neurônios, são encontrados apenas no sistema nervoso central(SNC), e tem função de manutenção dos neurônios. Os Astrócitos(figura 2), são as maiores células da neuróglia, eles que fazem a sustentação e nutrição dos neurônios, eles se situam entre os neurônios e tem potencial para interferir nas funções neuronais normais e também regular os neurotransmissores. A Micróglia(figura 3), possui células fagocitárias que ajudam na defesa do sistema nervoso.

A imagen adicionada ao conteúdo pertence ao respectivo endereço:
http://www.afh.bio.br/nervoso/nervoso2.asp

Células da Glia (neuróglia)

*Esquema de um neurônio, mostrando as células da glia.
As células da Glia(astrócito), com forma estrelada e com prolongações, essas que tem a função de sustentar, proteger, isolar e nutrir os neurônios.
A imagen adicionada ao conteúdo pertence ao respectivo endereço: http://www.afh.bio.br/nervoso/nervoso2.asp

domingo, 15 de abril de 2007

Neuroepitélio Germinativo

*Esquema de um neurônio e suas partes.
O neuroepitélio germinativo (epitélio pseudo-estratificado), o qual compõe a parede do tubo neural primitivo, dá origem aos neuroblastos que serão os futuros neurônios(foto a cima) e neuróglias.

A imagen adicionada ao conteúdo pertence ao respectivo endereço:

quarta-feira, 21 de março de 2007

Embriologia do Sistema Nervoso


*Esquema da formação do tubo neural.
Todo o sistema nervoso central, sede do controle das funções neurais, origina-se apartir da Placa Neural, observável no ser humano já desde o décimo-nono(19º) dia de vida embrionária, na forma de uma camada única de células, e que se diferencia através de Cristas Neurais para formar o Sulco Neural no disco primitivo de Ectoderma (o qual, segundo podemos recordar, forma um dos três folhetos de tecido embrionário, a partir dos quais serão formados todos os tecidos da espécie em questão), a formação das cristas neurais, associada à escavação progressiva no ectoderma, dá origem então ao Tubo Neural, dotado de uma Vesícula Neural mais anterior (ou rostral), de onde originar-se-ão as estruturas encefálicas, através de seu interior,acontece segmentação em três outras vesículas. São as vesículas prosencefálica, mesencefálica e rombencefálica. A medida que o tubo neural se forma, três zonas distintas aparecem: Zona ependimária, Zona do Manto e Zona Marginal.

quarta-feira, 14 de março de 2007

Abordagem

O assunto de Sistema Nervoso será abordado neste blog de forma dinâmica e interativa, mostrando imagens sujestivas a respeito do tema, onde vamos partir da origem embriológica desse sistema no qual se divide em duas partes SNC (sistema nervoso central) e SNP (sistema nervoso periférico), sequencialmente seguimos falando de sua anatomia e informações que ligue à atividades do nosso dia-dia.

Objetivo do Blog

Este Blog, foi criado com objetivo de auxiliar o aluno no entendimento do assunto de Sistema Nervoso, abordado na disciplina de Ciências Morfológicas II do curso de Medicína Veterinária da Universidade de Uberaba-MG, o intuito de ser requisíto parcial à aprovação da mesma e acrescentar novas informações a respeito da matéria.